NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA

Coluna do Bem - fevereiro de 2016

O aprendizado sobre atividade física, adquirido na infância e na adolescência, é a base para uma vida mais saudável.
Portanto, faça com que a criança “mexa-se”, e para isso o exemplo da família e o apoio dos professores de Educação Física é fundamental para proporcionar modelos que as crianças possam copiar.
Realizar atividades físicas desde pequeno é bom porque reduz o risco de doenças crônicas como: hipertensão, diabetes tipo II, colesterolemia, problemas cardiovasculares e obesidade. É importante também para aumentar a densidade dos ossos, reduzir a ansiedade, a fadiga no desempenho das atividades diárias, promover o controle do peso entre outras vantagens para a saúde na vida adulta.
A hidratação também é fundamental, principalmente em crianças e adolescentes na fase de treinamento e competição, segundo estudiosos, o ideal é a ingestão de líquidos a cada 15/20 minutos de atividade física.
Para as crianças que estão envolvidas em competições é importante garantir que seus estoques de energia estejam adequados.
Recomenda-se que nos 3 a 4 dias anteriores à competição seja dada atenção a ingestão de alimentos ricos em carboidratos (arroz, pães, massas, batata, granola, etc…).
No dia da competição a criança deve ser orientada a ingerir uma alimentação rica em carboidratos e pobre em gorduras. Devem ser escolhidos alimentos de fácil digestão e baixo teor de fibras. A última refeição deve ocorrer 3 a 4 horas antes do evento, até 2 horas antes um lanche rico em carboidratos.
Ajudar a criança e o adolescente a praticar exercícios físicos constantes, além de prevenir e tratar o sobrepeso e a obesidade (como sua consequência) contribui para o domínio e o conhecimento corporal, que favorecerá o desenvolvimento da sua autoestima.
É senso comum que o esporte ajuda a preparar a criança para os desafios da vida e a tornar o corpo mais forte e saudável. As aulas de Educação Física são particularmente importantes, tanto para a formação corporal quanto para a socialização e a disciplina. Por outro lado, a prática esportiva aumenta significativamente as necessidades de nutrientes, por isso o cardápio requer cuidados especiais, a começar por um desjejum (café da manhã) completo, com suco de frutas naturais, pães ou torradas integrais, queijos magros, como, minas, pasta de ricota ou cottage e frutas in natura. Leite de cereais, oleaginosas ou leguminosas (aveia, amêndoas ou soja respectivamente) hoje em dia sabe-se que é muito mais saudável, pois não fazem a proliferação do muco, que causa bastante mal estar nas crianças e adolescentes tornando-os inapetentes em função do quadro.
Almoço e Jantar (principais refeições, juntamente com o desjejum) devem ser balanceados, com destaques para alimentos ricos em proteínas magras, como o filé de frango e clara de ovos. Aumentando a ingesta de frango, este deverá ser de boa qualidade, de preferencia orgânico. As proteínas de origem vegetal, as leguminosas – os feijões, lentilhas, grão de bico e ervilha, são proteínas de fácil absorção e alto valor biológico.


Publicidade