Eu Amo Meu Pet – Abril de 2013

Eu Amo Meu Pet - março de 2013

Nossa “prefeita” do Parcão da Praça Augusto Rushi, Luciana Estefânio,  tem nos informado sobre as constantes ações de descarrapatização no local. Isso nos fez dar uma pesquisada no assunto.  Do poodle mais fru- fru ao vira-latas mais simples, todos podem pegar carrapatos. E o convívio dos sãos com os que não recebem cuidados podem levar as infestações. E muitas vezes os parasitas são daqueles minúsculos como piolhos, quase invisíveis aos olhos dos leigos. E a dificuldade se torna ainda maior em cães pretos ou marrons . Em consequência da carrapatada que os assola, que o alerta é feito pela “prefeita” apara evitar  a intoxicação pelos produtos utilizados no combate.

Evitem de se combater com produtos do gênero em casa e leve seu animal a uma PET. Os produtos usados(esses que terminam em “ox” são tóxicos e feitos para serem usados em vacas e cavalos. E há uma grande diferença entre o couro de uma vaca e o de um cão que é muito mais fino e absorve o veneno. Na clinica, sabe-se usar o produto com maior segurança e caso o animal se intoxique, já estará no local para que seja prontamente socorrido.  Há pessoas , que, quando chegam com o bicho intoxicado, tentam se justificar dizendo: “Mas eu fiz o veneno tão fraquinho…” “|Fraquinho” não mata o carrapato, mas pode intoxicar do mesmo jeito. Esses inseticidas podem ser usados no ambiente e só .Gatos então, não podem nem sentir o cheiro . Para cães e gatos há produtos próprios à venda nos pet shops.  Não tente improvisar , pois quase nunca dá certo. Com os carrapatos, vêm a erlichia , a babesia  e a febre maculosa. Portanto , se você tem um bichinho peludo em casa, verifique sua pelagem todos os dias , principalmente após os passeios nas ruas , que estão cheias. Evite lugares com mato alto , onde cavalos pastam , pois são fontes de infestação .As patas e orelhas são os lugares onde os carrapatos mais se acumulam principalmente junto às unhas onde os minúsculos gostam de ficar .Limpe o ambiente insistentemente ate que os parasitos acabem, com mascara e bomba de aspersão , e não desista .Assim , os carrapatos ,uma hora irão acabar.

Mas se você é do tipo teimoso , ou acha que o veterinário quer , na verdade ganhar seu dinheiro , e durante ou após o banho carrapaticida ,seu animal começar a babar ou tremer , saiba que não adianta dar leite .Isso poderá piorar a situação do seu animal causando-lhe uma diarréia . A única coisa que você pode fazer é dar-lhe um novo banho(para tentar tirar os resíduos tóxicos) e correr para uma clínica veterinária.

Caso não tenha realmente condição de adquirir os produtos apropriados, pois são caros,e nem de levar o animal à uma clinica , concentre-se no ambiente .Faça a aspersão do inseticida duas vezes pôr semana , e quanto ao animal , dê um banho e cate os parasitos um a um, depois mergulhe-os em alcool .Não é o ideal , pois é melhor que eles caiam sob efeito de um produto , porque quando são arrancados pode-se formar uma pequena reação no local , na pele .Mas isso é melhor que uma intoxicação. Há uma formula caseira que facilita na hora da retirada manual dos carrapatos, soltando-os: pingar uma gota de óleo de cozinha no parasito (Vera J. diz que funciona). Vale a pena tentar.

Precisamos vencer esta luta , pois com os carrapatos vêm a erlichia , a babesia , a febre maculosa .Portanto, se você tem um bichinho peludo em casa, verifique sua pelagem todos os dias , principalmente após os passeios nas ruas , que estão cheias.Evite lugares com mato alto , onde cavalos pastam , pois são fontes de infestação. As patas e orelhas são os lugares onde os carrapatos mais se acumulam principalmente junto às unhas onde os minúsculos gostam de ficar .Limpe o ambiente insistentemente ate que os parasitos acabem, com mascara e bomba de aspersão , e não desista .Assim , os carrapatos ,uma hora irão acabar.


Publicidade