Campanha chama a atenção para o #nãoénão

Matérias - O que rola por aí? - fevereiro de 2019

O carnaval muda, o comportamento muda, os seres humanos evoluem. As  legislativas ocorridas em 2018 tiveram como foco os crimes contra a dignidade sexual e foram acrescentadas ao código civil.

A 7ª Coordenadoria de Assistência Social e Direitos Humanos alinhada a Subsecretaria de Políticas para Mulher  iniciou uma campanha para este Carnaval para fomentar a  Folia Sim Importunação Sexual Não visando tornar público no Terminal Rodoviário BRT Alvorada – Barra da Tijuca reforçando o #Não é Não assédio em transporte público vivenciado pelo universo feminino e dar voz e orientar as mulheres, mesmo aquelas que não participam da folia momesca..

Na quinta-feira (28/02), a ação será divulgada na estação do BRT Alvorada, batizada como “Barulhaço da Importunação Sexual”, em parceria com o Consórcio BRT, onde as pedagogas, assistentes sociais e psicólogas estarão distribuindo o material informativo e adereços ao público, com a participação do grupo Chegando de Surpresa, com o icônico Renato Sorriso

É a primeira iniciativa nesse sentido.

 

Fafá de Belém cantou no Bloco Fogo e Paixão e enalteceu a campanha em recente entrevista ao Extra:

— O carnaval do Rio é lindo, todo mundo fantasiado em todos os lugares. No metrô, no busão e na rua. Isso é lindo, vamos seguir respeitando essa tradição. Não, é não, gente! Repeito. A gente tem que, cada vez mais, abraçar as amigas. Ninguém solta a mão de ninguém — destacou a cantora .

Através do #Barulhaço da Importunação Sexual – temos por objetivo dar publicidade que será o primeiro Carnaval que a Importunação Sexual, divulgação de cenas de estupro, nudez, sexo e pornografia é crime. A desconstrução desta cultura de violência caberá as políticas públicas ir desenhando em conjunto com o Judiciário e sociedade civil.

A SMASDH contará com #Barulhaço da Importunação Sexual com a atuação de assistentes sociais, pedagogos e psicólogos distribuindo material educativo e adereços ao público, e contaremos com a parceria de Banda de Música.  

Os números mostram a situação alarmante de violência contra a mulher. São   1387 ameaça de estupros, 123 estupros, 9 homicídios, 1727 lesão corporal e 20 tentativas de homicídios. (Fonte: Instituto de Segurança Pública)


Publicidade