Estão abertas as inscrições para a Copa Zico

Matérias - dezembro de 2010

Copa Zico

Torneio vai receber jovens amadores em dezembro no CFZ

Visando dar oportunidade aos novos valores no futebol vem aí a IV COPA ZICO de futebol amador que acontecerá entre os dias 06 e 13 de Dezembro no CFZ, no Recreio. A competição foi criada pelo eterno ídolo do Flamengo, Zico, para os jovens que não são federados a nenhum clube de futebol. Podem participar times de condomínios da região, escolas e até equipe de rua, bem características nos subúrbios do Rio. O sonho de cada menino em ver seus dribles deixando o anonimato e entrar no seleto grupo de futuras promessas do futebol brasileiro estarão depositadas no próximo mês. Esta quarta etapa já ganhou até edições em outro Estado, como Ribeirão Preto, interior de São Paulo e chega a reunir até 800 garotos de 11 a 17 anos, que mantem a esperança de seguir na profissão de jogador.

A competição será dividida em 4 categorias: sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. e as inscrições podem ser feitas na sede do CFZ, no Recreio, ou pelo telefone 2490-2431. Zico falou da importância de torneios deste tipo:
_” Nem sempre é possível descobrir uma jovem promessa numa peneira ou num teste. Tem menino aí que nunca foi fazer um teste sequer, ora porque não tinha dinheiro da passagem ou por qualquer outro motivo. Aqui, todos são examinados e avaliados”, lembra o craque.

A final do torneio sempre foi realizada no Maracanã que está fechado para a reformas, visando a COPA do Mundo de 2014 e era um diferencial. Afinal, qual menino não sonha em um dia pisar no gramado que já imortalizou tantos jogadores? Por causa deste fechamento, a partida deverá ser realizada no próprio CFZ, mas isso não ofusca a competição.

Bruno Coimbra, filho de Zico e administrador do Clube contou que só o fato de não aceitar meninos federados abre grandes chances para os garotos em clubes grandes:

“Pessoas diretamente ligadas aos departamentos de futebol dos clubes, olheiros e até técnicos vem aqui para acompanhar os jogos. Tem menino aqui que foi até aproveitado no Flamengo e no Fluminense”, frisa Bruno.

Zico falou da importância de estar de uma certa forma incentivando na prática da modalidade. “Somos o país do futebol e precisamos cada vez mais incentivar a prática do esporte. Iniciativas como essa acontecem no mundo inteiro e ajudam na formação das crianças e dos jovens. Meu sonho é que a Copa Zico possa seguir o caminho da Gothia Cup que reúne mais de 1500 times por ano na Suécia”, afirmou.

Para esta edição, os organizadores não quiseram informar o valor da taxa de matrícula, mas ressaltam que é um número simbólico para pagar apenas o corpo de arbitragem e custos de manutenção dos gramados e troféus.

Não teremos participação feminina desta vez, uma pena.


Publicidade