Jacaré é capturado dentro do Novo Leblon

De Olho no Recreio - Matérias - outubro de 2021

A rua é interna de um condomínio e sem saída. Crianças passam diariamente pela calçada em direção ao colégio Santo Agostinho. Carrimhos elétricos vem e vão do Mundo Novo em direção aos dois pequenos shoppings que existem ali: Milênium e Novo Leblon. Mas ninguém foi capaz de assustar o nobre visitante que permanecia ali escondido dentro de um arbusto. Um jacaré foi resgatado no condomínio Novo por agentes do Corpo de Bombeiros em plena luz do dia.

O jacaré foi capturado e devolvido ao habitat natural, em uma área de mata próximo ao quartel da corporação que realizou o resgate. A metros dali existe uma Área de Proteção Ambiental, mas ninguém entende porque ele andou tanto já que a região onde eles costyumam ficar fica uns 800 m dali e tem grande fluxo de veículos.

Ricardo Freitas, chamado de Dr. Jacaré, é especialista no assunto e já foi capa do Jornal do Recreio. O biólogo criticou a inexperiência dos bombeiros no resgate do animal:

O resgate de animais silvestres, em especial crocodilianos, envolvem o risco de acidentes e até de vida. Tanto para humanos como para os animais.
Desta forma, o resgate e manejo deve ser feito com perícia, técnica e por especialistas. Infelizmente nossa corporação é submetida a realizar o resgate e cumprir uma missão dada… mas até que custo? A vida do soldado ou sua integridade física? Ou a vida do jacarés que são cruelmente manejados e maltratados pela falta de perícia
??’ lembrou Ricardo depois que um dos praças teve dificuldades em acalmar o animal e acrescentou:

“Que isso chame a atenção para mudanças URGENTES. Os jacarés são ameaçados em nosso estado e não merecem este tipo de tratamento”, completa.


Publicidade