Jacaré no Recreio: da lagoa para o prato

De Olho no Recreio - Matérias - outubro de 2019

Se não for comer uma carne exótica é puro prazer sádico de matar o animal. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smac) decidiu se preocupar com um problema já alertado pelo Jornal do Recreio há anos: a caça às capivaras e jacarés nas lagoas da região. Na ocasião, havíamos entrevistado Ricardo Freitas Filho, do Instituto Jacaré.

Esse bafafá surgiu por causa de denúncias sobre a caça desses animais e agentes foram no local para verificar um jacaré que apareceu com marca de balas. Ricardo, ou Dr. Jacaré vem tocado no assunto há anos:

Xjacare 3.jpg.pagespeed.ic .zqqtiseohq

__” Então, não só a questão de alguns quiosques que servem carne de jacaré para clientes vip… mas com a atração cada vez maior das pessoas ao alimentar os animais em determinados pontos tem se tornado um facilitador para a caça de jacarés e capivaras, assim como os caçadores adentram a lagoa para caçá-los . Já não é de hoje que venho alertando isso!”, alertou o biólogo .

Ricardo lembra também quando presenciou junto com um aluno do seu Instituto a caça na lagoa:

__ “Em 2007 presenciei tiros de caça ocorrendo a metros do meu barco, onde poderia inclusive ser eu ou meu aluno a caça daquela noite, pois o tiro passou bem próximo. Um ano antes mostrei vários jacarés mortos dentro da área do Parque de Marapendi e no Canal das Taxas (onde são atraídos pelas pessoas jogando comida). Mas a resposta da prefeitura para o jornal era que eu estava me fazendo valer de um pra contar uma história dramática!!! Enfim! Agora vem à tona depois de ter alertado diretamente na Alerj para o deputado Carlos Minc na última audiência pública sobre o sistema Lagunar sobre a situação atual dos jacarés no sistema lagunar”, finaliza.

Na Lagoa de Marapendi, apenas a pesca de subsistência é permitida. Mas, segundo denúncias equivocadas, pescadores atuam na região com redes, o que exige que fiquem com os pés dentro d’água, e, para evitar serem atacados por jacarés, estariam matando os animais que avistam, o que é uma inverdade para o biólogo que ainda ressalta que os pescadores sempre o ajudam em suas incursões.


Publicidade