Reboques voltaram, como agir?

De Olho no Recreio - Matérias - maio de 2023

Um olhar mais atento pode reparar que os reboques voltaram a operar na região. No Rio, o número de veículos guinchados passou 993 para 1914 operações de reboque. Ontem mesmo nossa equipe viu um táxi sendo rebocado em frente a clínica da família próximo ao Terreirão. NA ocasião ele havia parado numa vaga exclusiva para deficientes. E você, sabe sabe quais são as regras para o reboque de veículos? Veja abaixo algumas situações que podem vir a acontecer .

Reboque

1) Qual é o horário de funcionamento dos depósitos para o público?

Os depósitos funcionam em dias úteis, fins de semana e feriados, de 8h às 17h. As operações são ao longo das 24 horas do dia.

2) O proprietário tem que pagar todas as multas vencidas para retirar o veículo do pátio?

Sim. A última decisão judicial determina o pagamento de multas vencidas.

3) Se o veículo estiver estacionado sem talão num estacionamento regular público em via pública pode ser rebocado?

Não. O reboque não poderá levar o veículo, segundo o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale. Mas o agente deve emitir multa por estacionamento irregular.

4) Se o proprietário aparecer no momento em que o veículo é rebocado, pode suspender a ação?

— Sim. Mesmo que o veículo esteja no guincho, não poderá ser rebocado. Será entregue ao proprietário. A multa por estacionar em local proibido, no entanto, será aplicada.

5) Um carro pode ser rebocado sem a presença de um agente público?

— Não. Toda a operação tem que contar com a presença de um guarda municipal.

6) A taxa de reboque, as diárias no depósito e as multas vencidas podem ser pagas no pátio?

— Não. Os proprietários deverão procurar um caixa eletrônico ou um banco que aceite o pagamento no próprio caixa. O pagamento também não pode ser realizado ou programado por aplicativo de celular nem pela internet.

7) Que documentos o proprietário deve levar para reaver o seu veículo?

— São os seguintes os documentos a serem levados:

  • Original e cópia do documento do carro (CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo);CNH – Carteira Nacional de Habilitação do condutor que irá ao Depósito;Original e cópia do documento de Identidade ou Carteira de Habilitação do proprietário do veículo;Comprovantes originais de pagamento de taxas e demais pendências (DARM de diária, GPR de remoção, multas de trânsito vencidas e débitos pendentes).

) O que o proprietário deve fazer para confirmar se o veículo dele foi rebocado?

— Para confirmar a remoção e o local onde se encontra o veículo, é preciso consultar pela placa ou chassi o sistema da Seop em https://jeap.rio.rj.gov.br/je-darm .


Publicidade