Recreio poderá ganhar um estádio de futebol

Matérias - julho de 2018

O sonho é ambicioso. O professor de Educação Física André Andrade é tão rápido nas respostas quanto um cruzamento para a área do adversário. Em menos de 1 ano já montou e desfez dois times. Inicialmente chamou o ex-jogador Arthurzinho que brilhou nos gramados com Bangu e América na década de 80. Isso seria para disputar a Série C do carioca deste ano que se inicia no fim de Julho. Parceria desfeita, sua aproximação com outro craque, Zico, o sonho ficou mais perto da série A. Com o “Galinho” ouviu conselhos, ganhou dicas e as portas abertas para uma futura parceria. O presidente André criou o primeiro clube de futebol da região depois do CFZ: RECREIO FUTEBOL CLUBE.
Treinando no complexo Interfut que fica no Clube Adolpho Bloch, dentro do Pontões, o sonho de disputar um clássico com seu time de coração, o Flamengo, para ele, não está distante. Fomos a dois treinos numa quarta ao meio-dia e conhecer o novo clube do bairro. Os jovens atletas sonham com uma vida melhor para suas famílias. Tem jogador de Bangu, Ilha do Governador, Campo Grande e também do Recreio, como Júlio Pereira, de 30 anos, que ainda alimenta o sonho de ser jogador apesar da idade avançada. Júlio já foi do Flamengo. Não teve a sorte dos seus companheiros de clube que chegaram ao time principal, como Ibson, Bruno Mezenga e o meio-campo da seleção de Tite, Renato Augusto. Morador do no Terreirão, levou o amigo de 16 anos Thiago para treinar e arranjar um lugar no time.


O presidente André apresentou um projeto tão audacioso quanto a criação de um time de futebol. Apresentou algo que nem o FLAMENGO, um dos clubes mais ricos do país apresentou, um estádio de futebol! Com projeto orçado em 150 milhões de dólares, investimento, segundo André, de um fundo fora do país. Pretende erguer no terreno da Benvindo de Novaes, a MAX ARENA RECREIO. Isso mesmo, já imaginou um estádio na Benvindo de Novaes? Outra opção, seria o CFZ. Fala presidente:
1) O que o levou a criar um time, você é ex-jogador?
R: Sou professor de educação física e campeão de Fisiculturismo, treinei todas as principais lutas. Sempre fui do esporte. O Recreio é o bairro que mais cresce no Rio. Nossos garotos tinham que cruzar a linha amarela para tentar a sorte no futebol, criei o RFC para dar oportunidade a esses meninos.
2) Ok. Mas daí a ter o estalo de criar um clube do nada é outra coisa?
R : Eu mesmo levei meu filho Matheus Andrade em várias peneiras em todo  o Rio. Chegou a treinar pelo Queimados F.C., no Aliados, em Nova Iguaçu, até ir para o interior de SP, não queria que outros garotos passassem o que ele passou.
3) Imagino a dificuldade de se criar um clube e mantê-lo sem recursos. O Flamengo tem orçamento de milhões. Imagino que para vocês deve ser muito difícil. Como faz?
R: Olha, todos querem o mesmo sonho. Uns vem de carona, ajudo quando posso na passagem. Daí, a prioridade para aqueles que já moram aqui. Mas temos o apoio da academia Ponto M, do grupo ligado ao futebol, o EXATA, que já patrocinou o Botafogo, o vereador Leonardo da Vila(PHS), a Med Esporte, Hulk Nutrição Esportiva e o Atlântico Sul Hotel.

4) Aqui também treina o Barra que ainda não subiu , porque você acha que vai obter êxito?
R: Sempre fui empreendedor nas minhas coisas. Quando fui atleta era praticamente amador e conseguia meus apoios. Na questão desportiva, já até empatamos com o Barra e jogo é jogo. Eu acredito e vejo possibilidade em seguir. O clube vai sobreviver sem o futebol.
5) Vi que vai ter time feminino? Mas essa categoria não é rentável, vai mesmo assim?
R: Não posso pensar nisso nesse momento. O que posso te adiantar é que terei todas as categorias. O profissional está montado. Sub 20 e sub 15 também, o feminino é uma questão de tempo.
6) Não acha meio megalomania um clube que nem disputou um campeonato já sonhar num estádio? Nem o Flamengo tem?!
R: Na minha visão, não tem porque não quer, dinheiro eles tem. Você não vai acreditar na história. Uma vez após um treino fui comer pastel ali na entrada do Pontões, aquele que fica esquina, sabe? Conversando com a pessoa que comia um pastelzinho também ouviu minha história e mostrei o projeto. Ele se interessou e marcou uma reunião. Ele dizia ter US$ 1 milhão. Depois que viu tudo, disse ter entre 100 e 150 milhões!!
Quase caí pra trás. Já tenho o valor do terreno da Benvindo. Ainda não tenho o valor do CFZ pra compara o custo-benefício,
confesso que o CFZ me atrai mais,
tem campos prontos, título de B1 e o próprio ZICO que espero manter por lá. A arena precisa se manter sem o futebol, como deveria ser o Maracanã.

 


Publicidade