Yahoo : Bodas de pérola

Matérias - O que rola por aí? - março de 2019

A comparação com a instituição casamento é inevitável. Entre indas e vindas, perda de integrantes originais, o Yahoo segue firme e forte numa comemoração dos seus 30 anos numa turnê que homenageia grandes artistas, em grandes encontros com grandes canções. Tem Rolling Stones, Beatltes, Erasmo Carlos, Skank, Lulu Santos, enfim, os muitos sucessos do grupo. Mais maduros e experientes receberam o JORNAL DO RECREIO em seu estúdio na Barrinha para uma conversa bem animada e descontraída falando dessas três décadas. Em doze álbuns lançados ao longo desse período, o Yahoo figurou entre as maiores bandas do fim dos anos 80 e boa parte dos anos 90 embalando corações e personagens em inúmeras novelas da TV Globo.


Da formação original que teve Robertinho do Recife(ele foi considerado um dos maiores guitarristas do Brasil na época) na guitarra, hoje só permanecem Marcelão, na bateria, e Zé Henrique no baixo e vocais, que junto com Ricardo formam a nova formação. Aliás, quando o Yahoo lançava ‘Mordida de Amor’ seu maior hit, Ricardo dava seus primeiros sussurros no colo de sua mãe, acompanhem a conversa:
1) Trinta anos na ativa, quais são os prós e os contras?
Henrique: Uma coisa curiosa é que 30 anos juntos é igual a casamento, só que sem sexo.
Marcelão interrompe: Eu faço sim!
Henrique completa: Mentira! rsrs
Ricardo guitarrista completa: Aqui, só eu! rsrs
Henrique: só se for de costas, né? rsrs
Sério, na verdade vida vai te dando muita experiência e faz cortar caminhos e muitas coisas em que você tem saco cheio de fazer, evita.
Marcelão:uma coisa que é o fiel a balança, o amor a música. Só dura 30 se tiver verdade, amor ao palco; aquela energia de troca com o público. Só dura 30 anos se tiver o momento, o ‘fire’ de estar no palco não importa aonde esteja. Já tocamos em locais onde avião grande não pousava, mas o show oi incrível.
Henrique: Enquanto isso estiver vivo, continua. E isso se enquadra até naquela situação em que o contratante garante que tá tudo certo e na hora não está. É fazer de um limão uma limonada.
2) Quando vocês começaram, uma música para ser ouvida trinta anos depois, nunca se consumiu tanta música , mas o artista… recebe bem pela obra consumida?
Henrique :
Isso é um tese de faculdade. Hoje num quarto você se conecta com o mundo a sua volta. Pode gravar e divulgar, sim. Mas nem tudo tem qualidade. Antes tinha produtor artístico, engenheiro de som, isso fazia com que uma carreira fosse montada e pensada. Um artista, às vezes, só estourava no terceiro álbum, eu disse álbum, que vinha com 12 canções. Hoje, se lança uma música e sabe se lá o que vai acontecer com o artista independente do estilo.

3) Vem cá em tempos de internet acham que o nome de vocês atrapalha ou ajuda? Afinal é um portal americano mais famoso do mundo?
R: Henrique: Novidades virão por aí. Bom, esse assunto é bacana. Nós surgimos antes do portal né? Nem internet existia. Criamos o nome diante da expressão do homem das cavernas quando viu a mulher pela primeira vez, meio que na vibe dos Flingstones
‘Yahoo’, Ya ba da ba du’.. O grupo americano queria nos tomar o nome alegando que a gente não usava, tava caduco a marca. Provamos que não. Eles usam lá e a gente usa aqui na nossa categoria.


4) Com a novela resgatando os anos 90, tem saudades?
Marcelão: Olha, saudade não seja a palavra certa. Vivemos bem e isso tá lá. Não temos saudades de fazer 250, 300 shows por ano que acabava com a vida pessoal.Conhecemos todos os estados do país. Só em Minas fomos em 300 municípios. Temos saudades de todos os momentos que construímos, é isso.
5) O Rock morreu?
Henrique: Rock and roll can’t never die. (O rock não pode morrer)
6) O que é mais difícil: ter uma banda por 30 anos ou estar casado pelo mesmo tempo?
Todos : xiiiii..(gargalhadas).


Publicidade